Desenvolvimento: Habilidades Socioemocionais no Trabalho é tema de curso na EALRN

12/04/2024

Na busca constante por aprimoramento profissional, a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN) tem se destacado ao oferecer cursos que vão além do conhecimento técnico, abordando aspectos fundamentais para o sucesso no ambiente de trabalho. Neste contexto, podemos destacar o curso sobre “Habilidades Socioemocionais no Trabalho”, ministrado pelos psicólogos da Casa Legislativa, a mestre Bárbara Rocha e o Doutor Rafael Figueiró.

“Compreender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros são essenciais para o desenvolvimento de um profissional completo. A inteligência emocional vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo, pois está intrinsecamente ligada ao desempenho e à produtividade no trabalho”, enfatiza Bárbara.

Os dois profissionais compartilharam experiências em desenvolvimento humano, trouxeram uma abordagem prática e dinâmica sobre como cultivar e aprimorar as habilidades socioemocionais no ambiente profissional.

Durante o curso, os participantes exploraram, durante dois dias, temas como autoconhecimento, empatia, comunicação eficaz, resolução de conflitos e liderança emocional. Através de atividades práticas, exercícios de reflexão e estudos de caso, os alunos foram capacitados, a identificar e desenvolver suas competências emocionais, tornando-se profissionais mais resilientes, colaborativos e adaptáveis.

Segundo os instrutores, investir no desenvolvimento das habilidades socioemocionais não só contribui para o bem-estar individual, mas também para o fortalecimento das relações interpessoais e para o sucesso profissional. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, as soft skills, como são conhecidas essas habilidades, são tão importantes quanto as competências técnicas.

Os benefícios de uma equipe com alto nível de inteligência emocional são inúmeros: maior engajamento, melhor clima organizacional, aumento da produtividade e redução do estresse no ambiente de trabalho. Portanto, iniciativas como essa agregam valor aos profissionais e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Para o aluno Rafael Soeiro, o curso trouxe uma temática bastante atual que mostra a necessidade de cuidar do emocional no ambiente de trabalho, além das habilidades laborais que devem ser aperfeiçoadas.

“Em tempos em que as relações humanas e a capacidade de adaptação são tão importantes, investir no aprimoramento das habilidades socioemocionais não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para se destacar em um mercado de trabalho em constante transformação”, finaliza Rafael.